ORIGEM DAS ESTAMPAS

 

A estampa é uma das técnicas têxteis mais exigentes, e que se aproxima da Arte! A Índia era mestre na arte de estamparia com trabalhos que superavam os povos persas e egípcios.

As primeiras estampas foram feitas na Índia e na Indonésia antes da Era Cristã. Os egípcios criaram as estampas no período “Eoptic” nos séculos V e VI a. C.

O processo eram combinações de tintas feitas com pigmentos vegetais e blocos de madeiras com motivos gravados.

Chamado de Block Printing é a arte de tingir e colorir tecidos através desses carimbos, esse processo surgiu na China, por volta de 2 mil anos atrás e ganhou notoriedade na Índia, onde até hoje é executado por milhares de artesãos, atualmente o país é considerado o maior exportador e produtor mundial de tecidos estampados manualmente!

As estampas ganharam força na moda a partir do ano 1000, quando Veneza se estabeleceu como Porto de mercadorias entre o Leste e o Oeste, ganhando força na moda Europeia.

Com o decorrer do tempo, as estampas com padronagens orientais foram adaptadas ao gosto europeu, surgindo estampas florais.

Algumas padronagens florais formais e estilizadas em algodão acetinado foram desenvolvidas durante o período Art Deco.

Tecidos estampados com flores miúdas, ainda tão comuns nos dias de hoje, surgiram por volta de 1800, nos Estados Unidos, com a adoção das primeiras máquinas de estampar.

As padronagens adquiriram um tom refrescante no início do século vinte, quando o movimento Art Nouveau introduziu elegantes figuras e plantas alongadas.

A técnica de estamparia digital surgiu no século XIX, e se popularizou por volta de 1990! A impressora recebe, por meio de um computador, os dados do desenho a ser estampado, e a tinta é depositada no tecido por cartuchos com tinta.

Nesse processo, existe uma grande variedade de modelos de máquinas que podem melhorar e tornar as tonalidades mais precisas.

Na Simi´s você consegue acompanhar todas as tendências de estamparias, de acordo com as coleções...






Comentários

Postagens mais visitadas